Altos Céus

Houve em tempos um lugar que era nosso. Meu, dos meus irmãos, pais, avós e tios. Era um lugar de convívio, de partilha, de amizade, mas também algumas vezes de conflito e problemas. O normal em todas as famílias com algum número. Era um lugar querido, principalmente pelo meu pai que nasceu por lá e lá se sentia bem. Era a sua casa, mesmo quando se casou e foi viver para outra casa com a nova família, manteve esse lugar como a sua casa. Eu compreendo-o, porque aquela casa nova para onde ele foi morar, hoje já destruída, ainda é a minha casa! Ainda passo por lá com a saudade normal de algo que em tempos era nosso.

Aquele lugar que era o do meu pai era particularmente importante nesta altura do ano. Altura das festas locais e da reunião com amigos, conhecidos, vizinhos que naquele dia voltavam e se reuniam a ver passar a procissão, ou a ouvir as Bandas a tocar à desgarrada. Após a morte da minha avó o local foi perdendo algum do seu encanto. Lembrava-nos a velhinha Vó Rora e os momentos difíceis que passou nos últimos anos de vida. Passado algum tempo morreu outro tio, depois outro e depois a tia com mais idade que resistiu até aos 90 e muitos. O lugar continuou a perder o encanto.

No ano passado, disputas familiares, zangas antigas e uma sacanice sem descrição possível que fizeram ao meu pai, aquele lugar perdeu todo o encanto para nós.

Hoje recebi um convite no Facebook para ir às festas e lembrei-me da minha avó a colocar-me um coelho bebé no meu colo quando eu era muito pequenito. Sorri e pensei que aquele sítio é pequeno em relação a tudo que lá passei e aprendi.

Deixe uma Resposta

