Red Bull Air Race

Já não era novidade nenhuma para ninguém, ou melhor, devia ser novidade apenas para o presidente ou director do Turismo de Lisboa que disse desconhecer, em carta dirigida a Rui Moreira, qualquer negociação para a realização da prova em Lisboa. Tirando este senhor não me parece que depois dos avisos de Filipe Meneses, Rui Rio e Rui Moreira, ainda houvesse quem acreditasse que a Red Bull Air Race ia ser realizada em Lisboa e não no Porto.

Devo confessar que é algo que não me aquece, nem arrefece se tivermos em consideração apenas a dita prova, mas irrita-me profundamente esta mania do país olhar sempre para o seu umbigo (Lisboa) e não perceber que o resto é importante também. E eu posso falar à vontade porque Lisboa é uma cidade que eu adoro, bem como as pessoas que por lá vivem e cuja maioria não estará certamente de acordo com esta centralização abusiva e concentração de investimento (ou gastos?) apenas numa pequena parte do País. Reparem apenas nos exemplos de que me recordo agora: Expo, Ponte Vasco da Gama, rede de auto-estradas e vias rápidas que circundam a cidade, Metro do Terreiro do Paço, Túnel do Marquês, ampliação do Aeroporto da Portela (há poucos anos atrás), novo aeroporto, nova ponte, etc e tal. Pouco, não é? Eu percebo que a cidade e região de Lisboa tenha de ter mais investimento porque é o local do país onde vive mais povo, mas não vive pessoal no restante país?

Enfim… não fosse o Glorioso ficar em Lisboa e eu pedia já a independência da região Lisboeta (fazíamos lá um enclave qualquer) e o resto do país passava a ser de novo uma monarquia com capital no Porto. Voltávamos a chamar ao país Portugal em vez de República Portuguesa que está expressa na Constituição.

Nota do editor: reparem que eu até sou completamente contra a regionalização! Mas completamente mesmo! Descentralização efectiva é o que devia ser implementado já!

Deixe uma Resposta

