Pssttt Obama!!!!

Tu que estás aí sem ideia nenhuma sobre como reformar o sistema educativo norte-americano, ouve os conselhos deste sábio e ilustre senhor. É para veres como a malta em Portugal sabe fazer estas coisas, pá! No entanto, se quiseres podes bem mais depressa telefonar ao nosso Primeiro Ministro e obter dele as respostas às tuas dúvidas. Já agora pergunta-lhe porque é que um programa deste calibre foi inquinado com a criação de uma marca para um computador que já existia em termos de projecto e que foi das polémicas que mais contribuiu para a má imagem deste projecto em Portugal.

Don Tapscott é uma das pessoas mais informadas sobre novas tecnologias que eu conheço. Leio as suas opiniões em diversos sites e confesso que o acho uma pessoa brilhante, mas para se perceber bem os méritos e desméritos de um programa como o e-escolas ou e-escolinhas não basta apenas visitar uma escola e uma sala de aulas. É preciso aguardar pelos resultados a médio prazo. Eu sinceramente acredito que é uma mais valia indesmentível, e não sou de todo socialista, que cada criança possa ter um computador e acesso à internet para se preparar para o seu futuro, mas é necessário que estes programas sejam complementados com formação para os professores e com um cuidado extremo no planeamento da introdução das novas tecnologias no contexto educativo. Corre-se o risco do tiro sair pela culatra se assim não for.

Anúncios

Uma resposta to “Pssttt Obama!!!!”

  1. Alice in Neverland Says:

    Boa noite.
    Sinceramente, acho que a integração do Magalhães apenas não foi bem pensada. Deveria ter sido mais “faseada”, por exemplo, começando o PC por ficar na escola (durante por exemplo, um período ou até dois), para as crianças aprenderem a habituar-se à sua presença, como um objecto que pode ser utilizado para estudo e ócio, mas com limites e equilíbrio. Desta forma, os pais também o veriam como uma espécie de “manual escolar interactivo” e as probabilidades destes serem “desviados para outros fins menos nobres” menor. De resto, acho que os professores e nós, os futuros Educadores, deveríamos ter mais formação para a utilização destes recursos em sala-de-aula – temos alguma, mas a maior parte vem de autodidáctica por parte dos interessados.

    Cumprimentos e boa teoria!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: