Tio Bibinhas…

Estou sem palavras. Não me sai da ponta dos dedos nada que mereça sequer ser uma referência a ti, meu tio. Nada que chegue perto sequer de uma homenagem. Nada que consiga agradecer todos os momentos, apertos de mão fortes, brincadeiras, sorrisos e bons momentos que me proporcionaste ao longo dos meus 36 anos.

Não é difícil explicar porque é que todos nós (os sobrinhos) tinhamos um carinho especial por ti. Tu eras especial connosco. Tinhas sempre uma brincadeira nova. Tinhas sempre um “ah meu sacana” pronto a sair quando te desafiavamos para mais um pouco de brincadeira. Tinhas sempre escondida uma pequena festa para o final da brincadeira. Fazias aquela cara de mau, com o sobreolho franzido à espera da nossa reacção… que era sempre, sempre mesmo de um sorriso pelas brincadeiras do Tio Zé.

Acho que nunca te disse, nestas coisas é sempre assim, ficam sempre coisas para dizer, mas não havia nada melhor nas minhas idas para a Universidade do que as conversas que mantinhamos no comboio. Do tempo, da família, de política, do nosso Benfica, de mim e dos meus estudos… sobre tantas coisas simples que me alegravam as manhãs. Nunca te disse também que o dinheiro que me davas sempre que fazia anos, acompanhado sempre do “é poucquinho mas é de boa vontade, sempre foi utilizado para comprar música e livros. Esse pouco, como lhe chamavas, tornou-se muito. Muitas horas de prazer, de aprendizagem, de convívio com os amigos, de conversas sobre uns e outros.

Não consigo, meu querido tio, deixar de te agradecer por tudo com uma lágrima a cair-me no rosto. Sinto-me triste por partires. Sentirei muito a tua falta.

Obrigado por tudo, Zé Boaventura. Dá cumprimentos ao avô e à avó!

Deixe uma Resposta

