O coração nas mãos…

Não haverá pessoa mais cuidadosa do que eu com as minhas coisas. Principalmente as minhas coisas de que gosto particularmente. Ora uma das coisas que eu gosto particularmente é o meu macbook. Uma obra prima da engenharia informática, criada por esses fantásticos senhores de Cupertino, que acende na parte de trás do ecrã uma maçã reluzente como que a indicar ao mundo que a operar ali está uma pessoa de extremo bom gosto e que gosta de coisas simples e eficazes, modéstia à parte, ora pois!

Hoje fiz uma daquelas coisas que em qualquer manual de manutenção de computadores vem nos AVISOS iniciais como algo que pode danificar seriamente o desempenho e funcionamento dos ditos. Algo semelhante a: NÂO APROXIME QUALQUER LÍQUIDO DO SEU COMPUTADOR. CASO ENTORNE QUALQUER LÍQUIDO EM CIMA DO COMPUTADOR ELE PODERÁ FICAR IRREMEDIAVELMENTE PERDIDO.

Até parece que estou a ouvir o burburinho desse lado: “xiiii o Bilhas deitou o copo de gin em cima do computador!!” ou algo menos alcoólico, mas igualmente grave “lá está um macbook e café não combinam de maneira nenhuma!” E podem “burburinhar” à vontade porque este vosso amigo deixou mesmo cair líquido em cima desta linda máquina. No caso (e felizmente), água fresquinha que me estava a ajudar a adormecer um dente que teimava em doer-me. Assim de um momento para o outro, sem perceber ainda como, bati com o copo na mesa e tungas… água vai, sem aviso prévio e o pânico instala-se! Nos momentos seguintes passou-se mais ou menos o que escrevo abaixo:

Ó carago, ó carago que esta merda vai fodiscar o mac todo e o camandro e o catano. O que faço, o que faço. O gajo continua a funcionar todo molhado? Desligo isto tudo? Como? Vai de dar-lhe em maçã e shut down e ver o gajo a fechar as aplicações todas, a suspender a virtual machine do Parallels, a perguntar se tenho a certeza que quero mesmo desligar com uma calma do caraças e eu aflito como Santiago aos mouros para ver o gajo todo desligadinho da silva e sem água a ameaçar aqueles preciosos circuitos. Por fim desliga-se o moço (mais uma vez, pelo seu próprio pé) e um lufa-lufa de toalhetes de papel e inclinação do gajo para ver montes de água a sair das suas entranhas. Nestas alturas só me ocorre uma coisa: ligar ao amigo e sempre muito prestávél auxílio Pedro Aniceto, mas segurei-me. Mandei um e-mail e aguardei.

As horas seguintes foram de medo, horror, pânico, dor, de secagem com auxílio de um secador de cabelo trazido por uma colega e de uma ansiedade enorme. “Será que o meu menino vai funcionar? Será que o devo ligar hoje? Ou esperar aí uns dois meses até ter a certeza que está tudo mais do que seco?

Resolvi arriscar. O público (os colegas preocupados) estava expectante. Ouvia-se o rufar dos tambores. Coloca-se a bateria… a tampa por cima… os clicks do costume e pressiona-se o excelentemente bem desenhado botão de “Power” e rezam-se umas 8239492349 Avé Marias e aí uns 293498982734 Pai Nosso. Mais uns segundos e tungas…

All systems running as usual! 🙂

Ouviu-se em toda a Área Metropolitana do Porto um estrondoso e alegre YEAHHHHHHHH!!!!!!!! O meu macbook está a funcionar e até parece mais veloz, carago! A água deve ter limpo alguma poeira e tudo! 🙂 E este post já é escrito, ao som de Diana Krall, no computador mais bonito, eficaz e tudo e tudo do mundo. Thanks senhora Apple, carago!

PS: a gerência avisa que não devem tentar esta proeza em vossa casa. O sucedido, tenho a certeza disso, foi um acidente que poderia ter um fim trágico, mas felizmente a sorte e a rapidez ajudaram este vosso amigo.

3 Respostas to “O coração nas mãos…”

  1. Patricia Lousinha Says:

    É tão bom ou tão bom, sim as hipóteses são MESMo essas, que uma vez, zás, o café caiu TODO em cima da minha Maçã. E ela cá continuou para as curvas! Essa é que é essa! No passaran! 😀

  2. outrasruas Says:

    Tb já me aconteceu… De Pc desligado e foi grande o estrago. Na altura tinha um fujitsu… mauzinho. Gostei de ler 🙂

  3. Carlos Azevedo Says:

    A Lousinha a citar a Dolores Ibárruri? Este mundo está mesmo virado de pernas para o ar!

Deixe uma Resposta

