E África ainda

Devo dizer-vos que poucos relatos e fotos nos preparam (a nós os sacanas europeus) para uma travessia em África. A chegada à fronteira entre Moçambique e a África do Sul é algo que eu não vos consigo descrever em palavras e, muito menos, em fotos. Tive algum pudor em fotografar a miséria que vi por aqueles lados e por isso nem sequer tirei a máquina da bolsa. Não que fosse tudo miserável, não se trata disso, mas quando vejo crianças a apanhar garrafas de água deitadas fora, não o consigo registar em mais nenhum lado a não ser na mente.

A fronteira de que vos falo é o exemplo mais claro do que ainda é Moçambique. Um país africano pobre que felizmente já não tem guerra, mas que tem ainda um caminho enorme a percorrer no que diz respeito às condições em que vivem os moçambicanos. Já vos contei sobre a forma expedita como passamos a fronteira, mas se fosse caso único era uma sorte.

Em Maputo, depois de instalados em casa de familiares da cunhada (thanks a todos por aí), fomos dar uma volta à Matola. Uma espécie de subúrbio da capital moçambicana onde já viveu a minha sogra. O aspecto é mais ou menos assim.

DSC_0652.jpg

Não muito diferente (tirando o alcatrão) de uma das melhores zonas de Maputo. Ora vejam.

DSC_0487.jpg

Em todo o caso, deixem que vos diga que um sítio e outro (mesmo depois de anos de guerra) têm uma beleza fantástica. Maputo devia ter sido uma cidade deslumbrante antes da guerra. Vejam, por exemplo, a belíssima estação de caminhos de ferro de Maputo (projecto de Gustave Eiffel se a memória não me engana, conforme li algures) que foi considerada uma das dez mais bonitas do mundo pela Newsweek.

dsc-0497.jpg

E nem sequer vos vou falar sobre as belíssimas praias que por lá se encontram. Vejam vocês.

DSC_0534.jpg

Nem preciso, não é? Tenho de retornar a África em breve.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: