De táxi por Lisboa

Devo começar pelo pior. Há alguns (poucos tenho a certeza) taxistas em Lisboa e no país, já agora, que são maus profissionais. Recordo de uma história de uma colega de profissão a quem um desses taxistas levou 25 europas pelo percurso de Santa Apolónia até à Baixa. São como as bruxas… são poucos, mas que los hay, ai isso los hay.

Hoje andei a trabalho por Lisboa. Usufruindo do melhor que os comboios em Portugal têm (o Alfa Pendular) e sem preocupação com estacionamentos, parquímetros e coisas do género. Quando assim é o táxi é o meu transporte de eleição. Bem sei que podia ir de Metro e de autocarro, mas de metro não posso dar duas de letra com o motorista (ou maquinista ou o que raio for) e os autocarros e eu temos uma relação de amor-ódio que nem sei bem descrever. É do género de amor que se tem a todos os transportes que tirem o pessoal com carro próprio das estradas  e ódio, porque não me dou com autocarros desde uma viagem de estudo na escola primária, na qual cai estatelado no chão após uma valente travadela do senhor chaufer! Tudo isto ao som de “Senhor chaufer, se fáxavor carregue mais no «acelarador», se chocar não faz mal vamos todos para o hospital” ou “Senhor chaufer se fáxavor tire as cuecas que está calor!” (irra que raio de estupidez!)

Assim sendo resta-me o táxi e desde que venho para Lisboa e utilizo este meio de transporte não tenho nada a dizer de nenhum dos taxistas que conheci até agora. Já conheci de todo o género e mais algum, nunca me quiseram enganar, nunca me levaram por caminhos mais longos (eu vou conhecendo bem a capital) e, normalmente, são as pessoas mais comunicativas que há.

Hoje conheci dois fantásticos. De manhã quando cheguei a Lisboa conheci um que meteu conversa comigo, ainda estava eu de olhar intrigado para ver por onde me estava a levar, sobre a dimensão de uma empresa de táxis que opera em Lisboa. Veio a conversa a propósito de termos passado pelo proprietário dessa empresa. Uma empresa que tinha 40 táxis e cujo dono tinha a alcunha de “Ali Babá e os quarenta ladrões”. Desbloqueador total de conversa. Funcionou na mouche e iniciou uma amena conversa sobre o mundo do taxismo (não se leia tachismo… coisas diferentes!) dos taxistas que enganam o povo desatento e desconhecedor, etc. e tal… até que chegamos ao assunto mais comum… o Glorioso! Ficam vocês a saber que o taxista lisboeta que se preza é adepto do Glorioso. É um Zé Manel da Ruef estampado, apenas variando em alguns trejeitos mais ou menos marialvas.

De tarde mudou apenas uma coisa: o desbloqueador de paleio. Desta vez fui eu que puxei pela habitual conversa sobre este Outono mais simpático do que o verão. Acabamos a falar sobre cozido à portuguesa, enchidos, Trás-os-montes, Mirandela e a felicidade de ter uma pequena casa no campo à espera da muito desejada reforma!

E pronto o dia correu bem! Entre uma e outra viagem de táxi estive numa importante reunião de trabalho (penso que o negócio está feito) e à conversa com um grande benfiquista, amante dos pomares, um amigo que se vê a braços, diariamente, com um cão e as suas pulgas. E, finalmente, uma viagem tranquila e calada de Alfa que pendula até ao norte, carago!

Um bom dia este!

3 Respostas to “De táxi por Lisboa”

  1. Patricia Lousinha Says:

    Mirandela…
    Como eu gosto das alheiras!
    😉

  2. Miss Detective Says:

    nao fizeste nenhuma petiçao até aqui! pensei q ias fazer uma petiçao sobre qualquer coisa. como por exemplo vamos ajudar o bilhas a nao ter que ir de alfa e depois nao ter que andar de taxi… uma limou, se faz favor!

  3. Bilhas O Bom da Fita Says:

    Miss… eu agora estou mais direccionado a pedinchar por coisas mais, por assim dizer, expensives! Tipo uma viagem para Paris e hospedagem no Ritz! 😀

Deixe uma Resposta

