Calimera rapaziada…

Um pequeno ponto prévio: A Grécia, ou melhor, Atenas é um espectáculo.

CIMG1042

Imagem: Deusa Atena – Colecção Privada do Menino.

Para começar basta dizer, penso eu, que quando lá cheguei estavam 30 graus e eram 23:40h. Chega, não chega? Principalmente num ano em que o S. Pedro esteve particularmente chateado com os portugueses e nos presenteou com um verão no mínimo invernoso. Nos restantes dias a coisa só melhorou. Cheguei a andar na rua com uns fabulosos 35 graus a bater directamente na mona e a resmungar pelo facto de não poder ir para uma das dezenas de ilhas ou para uma das famosas praias que ficam perto do porto de Pireus. Quanto à questão do tempo essa foi a única desvantagem, mas o trabalho assim o obriga e pronto.

Depois as pessoas. Os gregos(as) são extraordinariamente simpáticos e afáveis e teimavam (porque eu tenho este ar de Deus Grego, bem sei) em começar todas as conversas comigo na língua dos grandes Filósofos. Eu sei que tenho um ar muito mediterânico, mas cum catano, será que me pareço assim tanto com os gregos? Parece que sim, a pensar em todas as vezes que era abordado na rua com um simpático Calimera, seguido de uma quantidade enorme de palavras cujo significado era tão claro para mim, quanto uma equação matemática para decifrar a origem do Universo (Estes gajos do acelarador de partículas deviam era gastar o dinheiro a criar uma ferramenta qualquer que nos permitisse aprender línguas em poucas horas. Isso sim era dinheiro bem aplicado e que me permitiria disfrutar muito mais dos dias que por lá passei). No entanto, ainda consegui decifrar uma porrada de palavras exactamente iguais ao português (se bem que escritas de forma completamente diferente, como bem sabem). Êxodo, fotografia, escândalo, resina (sim a do famoso vinho Retsina) ou táxi eram bastante similares, mesmo na forma oral, são alguns exemplos disso.

E por fim, o motivo que lá me levou, a conferência onde fui que me permitiu conhecer alguns dos melhores especialistas mundiais na entrega de bilhas, bem como um conjunto de pessoas de Espanha, da Austrália, da Suiça, da Alemanha, da Inglaterra, da Escócia, do Bangladesh, do Botswana, de França, dos EUA, da Hungria, da Holanda, de Itália, do Japão entre muitos outros países que se revelaram uma excelente companhia na conferência (a discutir algumas das questões que lá nos levaram) e também no programa extra que a rapaziada grega organizou para a malta conviver ou, ainda, nos pequenos momentos em que passeamos pelas ruas de Atenas ou estivémos sentados nas pequenas tabernas que existem por todo lado da capital grega. Por tudo isto é mais do que justo que agradeça ao Boss e à empresa fantástica onde tenho a sorte de trabalhar por mais esta oportunidade (e não… não preciso, felizmente, de dar graxa ao cágado).

Aconselho vivamente uma visita a Atenas (principalmente se for sem conferência para que possam disfrutar da cidade como deve ser) onde possam disfrutar também da maravilhosa comida que por lá se faz. A salada Grega e a Mussaka são algo que não se deve perder, ok? No entanto confesso que soube muito bem regressar. As saudades da Mrs. Bilhas e do Bilhas, the Kid eram muito mais do que muitas. Para a próxima vamos os três, ok my lobe?

PS: Coiote… um grande abraço. Embora distante pensei muitas vezes em ti, meu caro amigo. Como é que tens andado? Vamos tomar um café amanhã ao fim da tarde?

PS1: Carlos trouxe dois CD de música grega tradicional que penso que vais gostar.

Anúncios

3 Respostas to “Calimera rapaziada…”

  1. Carlos Azevedo Says:

    Καλωσορίστε στην Πορτογαλία! Περιμένω σε τους.
    αγκάλιασμα,
    Carlos

  2. Bilhas O Bom da Fita Says:

    Carlos,

    Não te sabia assim tão poliglota, caragos! 🙂 Em todo o caso abraço também e depois passa por lá para dar uma vista de olhos (ouvidos no caso)!

  3. Mirian Martin Says:

    Calimera… e morrendo de invejinha santa… 😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: